Sobre nós

Potencializar as condições da Madeira para o trail, é o objectivo do novo projecto do DIÁRIO de Notícias “Madeira Trail Experiences” (MTE). A modalidade está em grande crescimento e pode assumir grande importância como veículo promocional da ilha, atraindo também o interesse de patrocinadores, com a realização de mais provas na ilha: o Eco Trail do Funchal vai integrar o calendário internacional, depois de Paris, Oslo e Bruxelas.


Potencializar o trail e divulgar a Madeira

A Madeira vai receber, no final do ano, mais uma grande prova de trail. O Eco Trail do Funchal está inicialmente previsto para Novembro e vai ser a quarta prova do Circuito Internacional. O primeiro passo para a organização deste evento foi dado no sábado, 11 de Abril, com a assinatura de um protocolo, com a duração de três anos, entre a Câmara Municipal do Funchal, o DIÁRIO de Notícias e a marca Eco Trail.

Esta é apenas uma das iniciativas inseridas no novo projecto do DIÁRIO de Notícias, o “Madeira Trail Experiences” (MTE).

O objectivo passa por aproveitar o crescimento do trail, para potencializar as condições que a Madeira oferece para a prática da modalidade e que são reconhecidas a nível internacional. Na Região, a modalidade já envolve mais de 1500 atletas, e no estrangeiro, há provas, como a de Mont-Blanc ou o Eco Trail de Paris, que ultrapassam os 10 mil participantes e têm um grande impacto mediático.


Envolver atletas/marcas/entidades

Trata-se de uma modalidade eclética, que conta com atletas profissionais e amadores, que envolve a deslocação das famílias, e que conta com a participação de concorrentes de diferentes escalões etários ou sociais, cativando a atenção de muitos patrocinadores.

Por tudo isto, o MTE pretende envolver atletas/marcas/entidades púbicas ou privadas; consolidar a prática da modalidade na Madeira, potenciando o seu crescimento; promover o destino Madeira, e o seu mercado, em provas internacionais.

O projecto contempla a criação de uma equipa – Madeira Ultra Runners – e a realização de Estágios e de Trail Camps, que proporcionem momentos de convívio entre atletas mais e menos experientes em ambientes rurais; que ajudem a dinamizar a economia local (hotelaria e restauração); que proporcionem a descoberta da Madeira rural, enquanto património turístico da ilha.
Provas por toda a ilha

Além do Ecotrail Funchal, o MTE pretende implementar e dinamizar provas de trail por toda a ilha: 10 provas pelos restantes concelhos, ao longo dos primeiros três anos.

Estas competições podem contribuir para a dinamização da modalidade, do ponto de vista da captação de novos praticantes.

No contexto promocional, podem atrair patrocinadores, potenciando as marcas regionais, junto do seu mercado-alvo, quer seja nas provas realizadas na Madeira, quer nas competições internacionais, que vão contar com a presença de atletas madeirenses.

Está então lançado o desfio para elevar a Madeira entre os trilhos desportivos, promocionais e económicos, com ecos internacionais.